Cod 4958 Casa a venda com 02 dormitórios, sala cozinha com gabinete, wc social com gabinete, lavanderia.
R$ 189.000,00
Jardim Roberto Selmi Dei, Araraquara, São Paulo
Cod: 12031
Caracteristicas
2 dormitórios
2 banheiros
2 vagas
(sendo 2 cobertas)
250 m² total
130.86 m² construído
1 sala
1 cozinha
Construído em 1992
Descrição do imóvel
Cod 4958 Casa a venda no Selmi Dei IV, c/ 02 dormitórios, sala cozinha com gabinete, wc social com gabinete, lavanderia em área coberta, garagem para 02 autos cobertos, mais área gourmet coberta com balcão com pia, churrasqueia e wc, quintal cimentado, total de 02 WCs, casa possui alarme e cerca elétrica. ESTUDA CARRO COMO PARTE DE PAGAMENTO. com Eder o seu corretor, 16 99702.4200 Creci J-34.491. Os valores podem ser alterados sem prévio aviso.
Uma cidade chamada Selmi Dei
Selmi Dei um dos mais populosos de Araraquara
"As pessoas queriam morar mais próximas do trabalho, no caso da fábrica Villares. A fazenda tinha algumas glebas que daria para urbanizar. Daí surgiu a ideia de se montar o Selmi Dei", explica Noberto de Freitas, engenheiro responsável pela projeção de um dos maiores bairros da cidade, com uma população estimada em 30 mil pessoas.
O loteamento foi aprovado dia 15 de julho de 1978, pelo então prefeito Waldemar De Santi. A fundação aconteceu dia 26 de julho de 1979, mesma época que a metalúrgica Villares, hoje Iesa, anunciava a instalação de sua unidade em Araraquara. "Muitos trabalhadores que chegaram para a fábrica também buscavam um lugar para morar", explica.
O fazendeiro Roberto Selmi Dei tinha morrido em 1976 e suas filhas, Eliana, Eloisa e Elena, donas da Fazenda Três Irmãs, decidiram urbanizar uma gleba da fazenda, que era destinada ao pasto, para a construção de um novo bairro. "A área de pastagem que ficava a apenas um quilômetro da fábrica foi escolhida para o loteamento".
Na época, ninguém imaginava que aquela iniciativa era o início da formação da periferia da cidade e dos loteamentos populares, de baixo custo, que deram à população de baixa renda o acesso à casa própria.
Perfil
Quando as casas ficaram prontas, em 1981, Freitas lembra que o perfil dos compradores se mostrou bem diferente do previsto inicialmente. "Ao invés de trabalhadores da Villares, as casas foram compradas pela população que morava de aluguel ou de favor na casa de parentes. Na época, os financiamentos atendiam famílias que ganhavam até três salários mínimos, o que não era tão pouco assim", explica.
Hoje é uma cidade
O aposentado Anideus Gonçalves dos Santos, 63 anos mora há 40 anos no bairro. Ele foi um dos primeiros moradores e comprou um terreno e posteriormente uma casa, no setor 1. "Morava no Carmo de aluguel e vi aqui [no Selmi Dei] uma oportunidade da casa própria. Aqui montei minha família, criei meus filhos e estou até hoje. É um bairro muito gostoso e tranquilo", diz ele.
Fonte = Fernanda Manécolo | ACidadeON/Araraquara - 15/8/2021 10:00
Para mais opções de imóveis, fale com Eder o seu corretor no celular /whatsapp 16 99702.4200 ou 33970737. www.ederoseucorretor.com.br ou www.ederimoveis.com
Venha tomar um café conosco na Rua Itália, 1.990, esquina com a Av. Jose Bonifácio, no Centro de Araraquara